quarta-feira, 18 de abril de 2012

VIAGEM




VISÃO GERAL
Viajar de um lugar a outro nos tempos antigos era muito diferente do que é hoje. Naqueles tempos as estradas como as auto-estradas e ruas de hoje. Na verdade, muitas vezes havia enchentes nas estradas ou ficavam bloqueadas e as pessoas não podiam viajar por elas de forma alguma.
Viagens marítimas eram feitas em pequenos barcos, e estes eram usados de preferência para comércio e para usos militares. As pessoas tinham que ser muito cuidadosas quando viajavam de navio por causa do perigo causado por tempestades, rochas arriscadas e piratas.
Porque não havia muitos motivos para as pessoas viajarem, a maioria delas nos tempos bíblicos permanecia bem próxima a suas casas. De tempos em tempos, entretanto, grandes grupos de pessoas se mudavam e se fixavam em algum outro lugar. Além disso, as pessoas viajavam por causa de festivais religiosos ou para fugir da guerra ou da fome. Olhando para essas diferentes maneiras de viajar na Bíblia, temos um entendimento melhor de como teria sido viver naqueles tempos.

VIAGEM NOS TEMPOS DO VELHO TESTAMENTO
Muitas histórias do Velho Testamento descrevem o povo de Israel se mudando de um lugar para outro para alimentar seus rebanhos de ovelhas. Os irmãos de José levaram seus rebanhos do sul de Canaã para Siquém e depois para Dotã (Gênesis 37:12-17), uma distância de apenas 96km. Davi viajou pela Palestina, chegando até Moabe (I Samuel 22:3). Além disso, os danitas se mudaram de suas casas a sudoeste de Jerusalém para o norte, bem ao sul das Montanhas do Líbano (Juízes 18:1).
No Velho Testamento, os viajantes normalmente caminhavam, embora jumentos fossem usados para montaria e levar cargas. O boi também era usado para o transporte de cargas pesadas e algumas vezes para transportar pessoas (Gênesis 46:5). Mais tarde, as pessoas começaram a montar camelos quando viajavam (I Reis 10:2; II Reis 8:9). Não sabemos muito sobre lugares para descanso dos viajantes naqueles tempos. Há somente poucas referências de "alojamentos" nas histórias do Velho Testamento (Gênesis 42:27; Gênesis 43:21; Êxodo 4:24).

VIAGEM NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO
O mundo romano conhecia bastante sobre viagem. Os romanos tinham que viajar para cumprir obrigações religiosas durante as épocas de festival, a negócio, para administração governamental e para fins militares. Entre os viajantes do primeiro século, encontramos os primeiros missionários cristãos.
O início da paz e autoridade romana e a construção de estradas de pedra bem feitas tornaram as viagens relativamente seguras e rápidas para as pessoas do tempo do Novo Testamento comparadas às do Velho Testamento. Percorriam-se longas distâncias dentro do Império Romano sobre boas estradas e sob condições razoavelmente seguras. Havia alguns perigos, no entanto, notadamente em viagem marítima, por causa de ventos, tempestades e piratas (Atos 15:39; Atos 18:18-22; Romanos 15:24-25 e II Coríntios 11:25-26). A viagem marítima de Paulo a Roma, por exemplo, foi muito perigosa (Atos 27:1 -28:14).
O Novo Testamento menciona uma quantidade de viagens feitas a pé. Maria viajou da Galiléia para a Judéia para visitar Isabel (Lucas 1: 39-40 e Lucas 1:56). O menino Jesus nasceu em Belém durante o censo (Lucas 2:1-7). Ele e sua família tiveram que viajar para Jerusalém a fim de agir em conformidade com as leis judaicas sobre purificação (Lucas 2:22). Por causa disso, houve três viagens de cerca de 112km de Nazaré a Jerusalém do tempo da concepção de Jesus à purificação de Maria. José e Maria também fizeram a visita anual da Páscoa a Jerusalém (Lucas 2:41-51).


Um comentário:

  1. Muito bom, mas creio que se aplicar como parte integrada de um Estudo Bíblico fica ainda melhor. Que Deus continue abençoando sua vida ministerial, saúde e família.

    ResponderExcluir