quarta-feira, 18 de abril de 2012

PENTECOSTAIS



VISÃO GERAL
Com apenas cem anos de idade, o movimento moderno pentecostal tem milhões de adeptos no mundo inteiro, que alegam uma experiência mais densa da fé cristã através do batismo do Espírito de Deus e o sinal dado por Deus de falar em línguas. O movimento inclui muitas denominações assim como pequenos grupos e indivíduos dentro das principais denominações. Apesar de criticado por outros crentes, os pentecostais e os carismáticos trouxeram a cristandade uma emoção fervorosa e uma maneira criativa de adoração.
A EXPERIÊNCIA PENTECOSTAL
Uma igreja em Los Angeles convidou um pregador afro-americano chamado William J. Seymour para os liderarem. Seymour estava estudando naquela época com Charles F. Parham, que estava ensinando sobre o batismo no Espírito e línguas. Quando ele chegou a Los Angeles, Seymour começou a ensinar a mesmo doutrina, mas muitos membros da igreja ficaram incomodados com aquilo. Quando foi mandado embora da igreja, Seymour começou a fazer reuniões nas residências. As pessoas arrebanharam-se para essas reuniões por três dias em seguida, até que eles tiveram que se mudar para um prédio antigo em Azuza Street. O reavivamento continuou por três anos.

A notícia se espalhou mundialmente e as pessoas continuavam, vindo, alguns por curiosidade sem dúvida, outros com um desejo genuíno pelo derramamento do Espírito de Deus. Muitos levaram essa experiência de volta pra casa e montaram suas próprias assembléias ao redor do mundo.

Igrejas estabelecidas criticaram o novo movimento pela sua teologia antiortodóxa. O falar em línguas normalmente era acompanhado por tremores, latidos ou risadas ou até mesmo pessoas caindo no chão. As críticas mais duras , ironicamente, vieram das igrejas que eram mais achegadas aos pentecostais. Essas igrejas estavam pregando a necessidade de uma segunda benção depois da salvação, um momento de santificação quando uma pessoa fazia um comprometimento ao discipulado e a santidade. Muitos dos primeiros pentecostais saíram dessa tradição procurando uma experiência nova, uma "terceira benção", uma evidência do batismo no Espírito através de falar em línguas.

Como é de se esperar, nos primeiros anos do movimento pentecostal, foram tão desorganizados quanto energéticos. As pessoas não queriam hierarquia ou estrutura para atrapalhar o trabalho do Espírito. Portanto, qualquer pregador com o dom poderia juntar uma congregação. Qualquer um que alegasse ter o poder de cura poderia fazer cultos. Até hoje existe muitas igrejas pentecostais independentes e pequenas denominações.

O MOVIMENTO CARISMÁTICO
A Segunda onda aconteceu em 1960, numa igreja episcopal. Dennis Bennet, um vigário da Califórnia, experimentou o batismo no Espírito e o falar em línguas e compartilhou isso com a sua congregação. Em semanas, 70 membros de sua igreja estavam falando em línguas. Apesar da atividade carismática não ser permitida durante a missa, formaram-se grupos de oração aonde membros poderiam compartilhar esses dons espirituais. Isso foi uma grande notícia, não só dentro da igreja, mas na mídia secular também.

Isso causou uma tensão dentro da igreja e alguns membros, incluindo Bennet saíram da igreja.

Em 1966 um grupo de estudiosos católicos da Universidade de Duquensne começaram a estudar esse movimento e muitos deles próprios se tornaram carismáticos. O movimento se espalhou através das universidades católicas e de lá para muitas igrejas.
O BÁSICO DA FÉ
O termo pentecostal geralmente se refere a primeira onda, começando em Azuza Street, e gerando denominações como a Assembléia de Deus. Carismático se refere a segunda onda, pessoas que pertenciam a outras denominações, mas adicionaram o batismo no Espírito a sua experiência cristã.

Os pentecostais e os carismáticos também acreditam que todos os dons espirituais mencionados no Novo Testamento ainda são distribuídos entre os que crêem, incluindo o dom da cura, interpretação de línguas e profecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário