quarta-feira, 18 de abril de 2012

SELO



Um pequeno objeto esculpido usado para produzir imagens na argila ainda mole.

ORIGEM
A origem exata dos selos não pode ser determinada. O primeiro selo foi desenvolvido provavelmente de um amuleto, e o seu propósito era para dar proteção ao seu usuário ou para repelir o mal. Por um tempo acreditou-se que um selo tinha algum tipo de poder mágico que traria uma maldição ou dano se uma pessoa não autorizada ousasse quebrá-lo para obter o conteúdo que ele protegia. Os selos primitivos eram um pouco mais que pequenas bobinas arranhadas com galhos para obter desenhos ou figuras simples.

TIPOS DE SELO SELOS CARIMBO
Os selos eram produzidos em muitos formatos e tamanhos. O mais antigo é o selo carimbo, uma gema ou conta esculpida que quando pressionada contra a argila mole reproduzia a si mesma. Ele foi substituído por volta do ano de 3000 A.C. na Mesopotâmia pelo selo cilíndrico e começou a ser usado de novo somente no século oito A.C.; ao chegar os tempos Helenísticos ele já tinha substituído totalmente os selos cilíndricos.

SELOS CILíNDRICOS
Símbolos e desenhos eram esculpidos na parte de fora do cilindro para que ele deixasse sua impressão quando fosse rolado sobre a argila ainda mole. Alguns dos primeiros símbolos eram desenhos geométricos ou representações de algum símbolo mágico. Posteriormente os símbolos retratavam desde mitologia (divindades conversando uns com os outros, recebendo adoradores em audiência, dentro de um barco ou charrete ou lutando com algum inimigo) até cenas da vida cotidiana (caçada, casamentos, banquetes, alimentando os animais, oferendas para as divindades, etc) e também representações de animais, flores e aves. A escrita (ex: o nome do dono ou uma declaração de lealdade a um deus ou rei) começou a aparecer nos selos no terceiro milênio A.C.. Esses selos são inestimáveis, pois um grande número e variedade foram encontrados e eles revelam muitas coisas sobre as pessoas antigamente - como elas se vestiam, como eram seus cabelos, móveis, utensílios e crenças religiosas.

USO USOS FUNCIONAIS
Desde a sua primeira criação como amuletos, os selos continuavam servindo como proteção. Um selo não violado provava que o conteúdo não tinha sido mexido, tanto num documento, quanto numa porta de celeiro ou mesmo numa jarra de vinho.

USO SIMBÓLICO
O uso simbólico de um selo é achado tanto na literatura não bíblica quanto numa literatura bíblica. Uma oração babilônica fala, "Que os meus pecados sejam rasgados como um selo." O Velho Testamento diz, "Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos." (Isaías 8:16). Deus disse a Zopobabel que ele o faria como um anel de selar (Ageu 2:23).

A palavra é usada simbolicamente no Novo Testamento para designar a propriedade pessoal de Deus. Por exemplo, as escrituras dizem que o selo de Deus está em Jesus, seu Filho (João 3:33; 6:27). Isso significa que Jesus carrega o nome pessoal de Deus; Jesus é a expressão pessoal de Deus. As escrituras também dizem que o Espírito Santo sela os que crêem (2 Coríntios 1:22; Efésios 1:13; 4:30). Isso significa que o Espírito é a marca de posse de Deus nos que crêem e também significa que o Espírito protege e preserva os que crêem por toda suas vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário