quarta-feira, 18 de abril de 2012

HUMANIDADE




VISÃO GERAL
Todos os homens e mulheres de diferentes países, heranças e períodos de tempo constituem a humanidade.
Quando pensamos sobre nossa vida na terra, nos deparamos com muitas perguntas difíceis de serem respondidas. Por exemplo, de onde os homens e mulheres vieram? De que maneira homens e mulheres são diferentes das outras coisas que Deus criou? O que Deus quer que homens e mulheres façam enquanto estão vivos na terra? Para que respondamos estas perguntas e entendamos nosso lugar no universo, é importante sabermos o que a Bíblia nos fala sobre humanidade. Podemos encontrar respostas a todas essas perguntas na Bíblia.
A Bíblia nos fala que é importante entendermos quem Deus é antes de começarmos a fazer perguntas sobre nós mesmos. Se as pessoas tiverem um bom entendimento sobre quem Deus é e o que tem feito, então é mais fácil entenderem de que maneira nos encaixamos no Seu maravilhoso plano. Mas se não temos uma boa compreensão sobre quem Deus é, torna-se muito difícil para nós entendermos quem somos. Por causa disto, devemos começar nosso estudo do homem tentando entender o Criador do universo, Deus. Uma vez que tenhamos uma boa compreensão do plano de Deus para todas as pessoas, podemos responder muitas das difíceis perguntas que temos sobre vida na terra.
HOMEM
Quando a Bíblia se refere a "homem", está falando de todos os seres humanos, machos e fêmeas. A Bíblia nos diz que Deus considerou o homem uma criação muito especial, superior a todas as outras coisas que criou. O principal fato que nos faz criação especial é que somos capazes de ter um relacionamento pessoal com Deus e Jesus.
ORIGEM DO HOMEM
A Bíblia afirma que o Deus eterno criou o homem, e ele é a mais significativa das obras criadas por Deus. Muitos cientistas que crêem que a terra surgiu por acaso não concordam com isso. Enquanto é importante para todos os cristãos crerem que Deus é responsável pela Criação, não é necessário que todos concordem com todos os detalhes sobre a criação de Deus. Por exemplo, muitos cristãos discordam sobre quanto tempo Deus levou para criar o mundo. Alguns cristãos, como o arcebispo James Ussher, crêem que a Bíblia ensina que o mundo foi criado em exatos seis dias de 24 horas (Gênesis 1:5,8,13). Essa crença é algumas vezes chamada "ciência da criação". Se a ciência da criação é verdadeira, então repentinamente o homem apareceu sobre a terra cerca de 6.000 anos atrás. Entretanto, alguns cristãos que crêem que Deus criou o mundo em seis dias pensam que o homem foi criado há 10.000 anos atrás porque é difícil saber exatamente quanto tempo se passou entre os eventos do versículo 5 e os do 11.
Alguns outros cristãos acreditam que Gênesis 1 e 2 não deveriam ser entendidos literalmente e que os seis dias na história da criação não são dias de 24 horas. Essas pessoas crêem que a criação do homem aconteceu há milhões de anos atrás. Outras argumentam que algumas formas do processo evolucionário, sob o completo controle e direção de Deus, podem ter desempenhado um papel significativo no soberano plano de Deus para a Criação. Esse ponto de vista é às vezes chamado "criacionismo progressivo". Não deve ser confundido com "evolução teísta" que afirma que Deus iniciou o processo de evolução mas teve pouco envolvimento enquanto esses processos ocorriam. Para as pessoas que acreditam no criacionismo progressivo, o termo hebreu "dia" em Gênesis 1 pode estar realmente falando de um período de tempo expandido. Para elas, quando a Bíblia descreve a Criação do mundo acontecendo em seis dias sucessivos, está usando um recurso literário para apresentar diferentes cenas no processo criativo de Deus que realmente aconteceram há milhões de anos.
A maioria dos cristãos se posiciona em algum lugar entre os cientistas da criação e as pessoas que acreditam no criacionismo progressivo. Entretanto, embora os cristãos divirjam nesse tópico por causa de suas preferências pessoais, a Bíblia é clara sobre o fato de que todos os cristãos devem acreditar que Deus foi responsável por criar o mundo, se forem entender o que a Bíblia nos diz sobre o homem. Em muitas igrejas, quando os cristãos declaram sua fé em Deus, começam dizendo "Creio em Deus Todo Poderoso, Criador do céu e da terra..." Se os cristãos não crêem nisso, é impossível entender a posição do homem no universo.
A Bíblia nos fala que o homem não é somente criação de Deus, mas é também o ápice do trabalho criativo de Deus. Mesmo antes dos modernos avanços da biologia, antigos cientistas eram conscientes de que o homem era anatomicamente semelhante a alguns membros do reino animal. Ainda que seja verdade que as pessoas têm algumas coisas em comum com alguns animais, a Bíblia nunca coloca o homem no mesmo plano dos animais. O Homem é distinto. Ele é o ponto alto da obra criadora de Deus e o apogeu de seu artesanato. A história da Criação em Gênesis nos leva a um clímax da Criação do homem por Deus (Gênesis 1:26). Toda a obra criadora de Deus culmina na criação do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário