quarta-feira, 18 de abril de 2012

HÁBITOS




EVITANDO MAUS HÁBITOS
LEITURA BíBLICA: Números 33:50-56
VERSíCULO CHAVE: Porém se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então os que deixardes ficar ser-vos-ão como espinho nos vossos olhos, e como aguilhões nas vossas ilhargas, e vos perturbarão na terra em que habitardes. E será que farei a vós outros como pensei fazer-lhes a eles. (Números 33:55-56)
TROCANDO MAUS POR BONS HÁBITOS
Deus disse a Moisés que antes que os israelitas se estabelecessem na Terra Prometida, deveriam expulsar os habitantes maus e destruir seus ídolos. Em Colossenses 3, Paulo nos encoraja a viver como cristãos da mesma maneira: abandonando nosso antigo modo de vida e seguindo em frente para nossa nova vida de obediência a Deus e fé em Jesus Cristo. Como os israelitas rumando para a Terra Prometida, podemos destruir a fraqueza de nossa vida ou podemos estagnar e viver com ela. Para ir adiante e possuir a vida nova, devemos nos desviar dos pensamentos e práticas pecaminosas para abrir espaço para os novos.
LEITURA BíBLICA: Deuteronômio 12:1-32
VERSíCULO CHAVE: Destruires por completo todos os lugares, onde as nações que ides desapossar serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa; deitareis abaixo os seus altares, e despedaçareis as suas colunas, e os seus postes-ídolos queimares a fogo, e despedaçareis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar. (Deuteronômio 12:2-3)

MAUS HÁBITOS NÃO MERECEM PERDÃO
Quando dominavam uma nação, os israelitas deveriam destruir cada altar pagão e ídolo na terra. Deus sabia que seria fácil para eles mudar suas crenças se começassem a usar aqueles altares, logo nada que pudesse tentá-los a adorar ídolos deveria ficar. Nós também devemos descobrir e retirar de maneira implacável qualquer centro de falsa adoração na nossa vida. Podem ser atividades, atitudes, posses, relacionamentos, lugares ou hábitos - qualquer coisa que nos tente a desviar nosso coração de Deus e agir mal. Nunca devemos nos adular pensando que somos muito fortes para sermos tentados. Israel aprendeu essa lição.
LEITURA BíBLICA: I João 3:1-24
VERSíCULO CHAVE: Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (I João 3:9)

PODER DE DEUS
Todos nós temos áreas onde a tentação é forte e hábitos difíceis de dominar. Essas fraquezas dão ao diabo um ponto de apoio, logo devemos lidar com nossas áreas de vulnerabilidade. Se estamos lutando com um pecado específico, no entanto, esses versos não se aplicam a nós, mesmo se agora parece que continuamos pecando. João não está falando sobre pessoas cujas vitórias ainda estão incompletas; está falando sobre pessoas que praticam pecado e procuram meios de justificá-lo.

AJUDA DE DEUS
São necessários três passos para sermos vitoriosos sobre o pecado: (1) buscar o poder do Espírito Santo e a Palavra de Deus; (2) manter-se afastado de situações tentadoras; e (3) buscar a ajuda do corpo de Cristo - estar aberto para seu desejo de manter-se responsável e orar por você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário