quarta-feira, 18 de abril de 2012

TEIMOSIA



LEITURA BíBLICA: Êxodo 8:1-19
VERSíCULO CHAVE: Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. No entanto o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito:.(Êxodo 8:19)

TEIMOSIA PODE LEVAR AO SOFRIMENTO
Depois de muitos avisos, o Faraó ainda se recusava a obedecer a Deus. O coração dele era endurecido cada vez que havia um tempo entre uma praga e outra. Sua teimosia em desobedecer trouxe sofrimento a ele próprio e a seu país inteiro. Ao mesmo tempo em que a persistência é uma coisa boa, a teimosia é egocentrismo. Teimosia com Deus é sempre desobediência. Evite a desobediência, pois as conseqüências podem causar sofrimento para outras pessoas também.

TEIMOSIA FAZ COM QUE SEJA MAIS DIFíCIL DE ACREDITAR
Algumas pessoas pensam "Se pelo menos eu pudesse ver um milagre, eu acreditaria em Deus.". Deus deu essa oportunidade a Faraó. Quando o Egito foi infestado por piolhos, até mesmo os mágicos concordaram que isso era um feito de Deus ("o dedo de Deus") - e mesmo assim o Faraó se recusava a acreditar. Ele foi teimoso e a teimosia pode cegar uma pessoa para a verdade. Quando você se livra da teimosia, você pode se surpreender com o quanto Deus trabalha na sua vida.

LEITURA BíBLICA: Salmos 81:1-16
VERSíCULO CHAVE: Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis.

Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos.
TEIMOSIA PODE SE TORNAR UMA CONDIÇÃO PERMANENTE
Deus deixou que os Israelitas ficassem cegos, teimosos e egoístas, quando na verdade eles deveriam estar obedecendo e satisfazendo os desejos de Deus. Às vezes Deus nos deixa continuar em nossa teimosia para que nós voltemos ao nosso bom senso. Ele não nos impede de nos rebelarmos pois quer que a gente aprenda as conseqüências do pecado. Ele usa as experiências para que as pessoas se afastem do pecado e se virem para ele.

LEITURA BíBLICA: Marcos 2:18-22
VERSíCULO BíBLICO: E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos.

TEIMOSIA PODE IMPEDIR UMA MUDANÇA EM NÓS QUE PRECISMOS DESESPERADAMENTE
Os fariseus tinham se tornado muito duros. Eles não conseguiam aceitar uma fé em Jesus que não fosse contida ou limitada por idéias e regras humanas. Seu coração pode se tornar rígido e impedir você de aceitar a vida nova que Cristo oferece. Deixe seu coração flexível e aberto a aceitar as verdades de Cristo que causam mudanças de vida.

LEITURA BíBLICA: João 20:24-31
VERSíCULO CHAVE: Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. (João 20:25)

TEIMOSIA PODE SER O RESULTADO DE DÚVIDAS ENDURECIDAS
Jesus não foi duro com Tomé por causa de suas dúvidas. Apesar de cético, Tomé ainda era fiel aos crentes e a Jesus em si. Algumas pessoas precisam duvidar antes de acreditar. Se as dúvidas levam a perguntas, perguntas levam a respostas e as respostas são aceitas, então a dúvida fez um bom trabalho. É quando a dúvida se torna teimosia e a teimosia se torna um estilo de vida que a dúvida causa dano a fé. Quando você duvida, não pare por ai. Deixe que a sua dúvida aprofunde a sua fé enquanto você procura respostas.

Um comentário:

  1. A paz do senhor! Estava meditando em. Jo.20;28 sobre o tipo duvida de Tomé.E cheguei até o SR. Abriu mais o meu intendimento. Deus continue te tanto sabedoria . AMÉM!

    ResponderExcluir