domingo, 15 de abril de 2012

ÚLTIMOS DIAS


VISÃO GERAL
A Escritura usa a expressão "últimos dias" para descrever o período final da existência da terra. No Velho Testamento, os profetas retrataram os últimos dias como o tempo no qual o Messias chegaria (veja Isaías 2:2; Miquéias 4:1). Os escritores do Novo Testamento de fato se viam como testemunhas que estavam assistindo o desdobramento dos últimos dias. Pedro, por exemplo, explica no seu famoso discurso de Pentecostes que o derramamento de Espírito Santo enchia as palavras de Joel (Joel 2:28): "Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito". Semelhantemente, o autor da carta aos Hebreus declara, "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo" (Hebreus 1:1-2).
OS ÚLTIMOS DIAS NA ESCRITURA
A Escritura ensina que o último dia - o dia do julgamento - concluirá o final dos tempos. No Velho Testamento, esse momento mencionado como "o Dia do Senhor". Geralmente é descrito como um dia horroroso de ira contra os que não se arrependeram. No entanto, para os fiéis será um dia de salvação e vingança. Jeremias e Isaías, por exemplo, previram que durante o Dia do Senhor, Deus faria guerra contra todas as nações más e estabeleceria o seu governo na cidade eterna de Sião (Isaías 4:2; 11:10; Jeremias 50:3-32; veja também Joel 2:1-3; 3:9-16; Amós 5:18-20; 9:11; Sofonias 1:7-18). Deus absolverá ou punirá as pessoas baseando-se em suas condutas. Aqueles fiéis à aliança prosperarão, porém os desleais perecerão. O profeta Habacuque, identifica o justo como sendo uma pessoa fiel (Habacuque 2:4).
Os escritores do Novo Testamento aceitaram essas idéias, no entanto as interpretaram na luz da obra e palavras de Jesus. Eles acreditavam que Deus apontou Cristo para ser julgador dos vivos e dos mortos (Atos 10:42; 17:31). Por essa razão, tanto os que crêem quanto os que não crêem tem que comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba bênçãos ou condenação, de acordo com o que eles fizeram com suas vidas (2 Coríntios 5:10; veja também Romanos 14:10). Paulo e João dizem que as pessoas serão julgadas de acordo com suas obras, se elas foram agradáveis a Deus ou não (2 Coríntios 5:10; Apocalipse 20:12). Esse ensinamento não contradiz, no entanto, a noção de graça. É verdade que ninguém chegou ao padrão perfeito de Deus. Todos pecaram e merecem ser castigados (Romanos 3:23). A nossa culpa é inegável, mas podemos escapar da ira do último julgamento. Os nossos meios de resgate são a morte e a ressurreição de Cristo, pois o ato de Jesus leva a absolvição e a vida para todas as pessoas (Romanos 5:18). Aqueles que confiam no Senhor não são condenados (João 3:16-18) e podem entrar no Dia do Julgamento confiantes (1 João 4:17), pois seus nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21:27). Aqueles que rejeitarem a Cristo não tem tal recurso. Eles tem que encarar o Dia do Julgamento sem um advogado e serão condenados (Apocalipse 20:11-12).
O SIGNIFICADO DOS ÚLTIMOS DIAS
Os últimos dias são o prelúdio do julgamento final dos que não crêem e a preparação para o amanhecer da glória eterna para os que crêem. Para os fiéis seguidores de Cristo esses são dias de alegria e benção enquanto a igreja espera a redenção. Também são dias de julgamento e aflição para a igreja de Cristo. Mas Deus nos deu a segurança de seu Espírito nos nossos corações e uma amostra do banquete completo, um sinal que promete pagament integral (Romanos 8:23; 2 Coríntios 1:22; 5:5; Efésios 1:14). A realização de que estamos nos últimos dias deve promover uma mudança dramática na qualidade e intensidade em que vivemos as nossas vidas aqui e agora (veja 2 Pedro 3:11-14). Enquanto isso, temos que nos confortar nas palavras de Paulo que dizem que o sofrimento desses últimos dias não são dignos de serem comparados com a glória que nos será revelada (Romanos 8:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário