domingo, 15 de abril de 2012

ENCARNAÇÃO

ENCARNAÇÃO
A palavra "encarnação" significa literalmente "em carne". Teologicamente falando, a encarnação é a doutrina em que Deus, através de Jesus Cristo de Nazaré, se tornou Deus em forma de ser humano. A encarnação explica o mistério da identidade de Deus. A encarnação de Jesus é o centro do Cristianismo e também o centro de muitos debates tanto em tempos antigos quanto modernos.
TESTEMUNHO DO NOVO TESTAMENTO
OS LIVROS DE MATEUS, MARCOS E LUCAS
Em cada livro há uma imagem diferente de Deus. No livro de Marcos, que foi o primeiro a ser escrito, a encarnação não é discutida abertamente; este livro é mais focado em Jesus como ser humano. Como resultado disto, algumas pessoas presumiam que Marcos não acreditava na encarnação e também que os primeiros cristãos não acreditavam que Jesus era Deus. Mas, de fato, a divindade de Jesus é um aspecto muito importante no livro de Marcos, apesar de não ser muito ressaltado. Por exemplo, no batismo e na transfiguração de Cristo quando uma voz celestial o chamou de "Filho amado" (Marcos 1:11; 9:7). Demônios o chamam de Divino (Marcos 3:11; 5:7), assim como fez também um centurião romano (Marcos 15:39). As orações "Abba" de Jesus (Marcos 14:36; veja também Matheus 26:39; Lucas 22:42) nos mostra que ele chamava Deus de seu pai. Em seu julgamento ele foi acusado de reivindicar o título de "Filho do Deus Bendito" (Marcos 14:61-62).
A idéia de encarnação é claramente exposta nos livros de Matheus e Lucas. O livro de Matheus enfatiza que Jesus é o messias, o salvador prometido aos judeus. Ele também enfatiza o senhorio de Jesus (Matheus 23: 6-10). O evangelho de Lucas, por outro lado, se concentra em Jesus como o Redentor - o que salve toda raça humana, não só os judeus. A encarnação então é o meio em que o divino é feito humano (Lucas 1:23; 18:20; 24:14, 28:18-20). Dentre os três escritores dos evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas), Lucas é o que mostra interesse na vida terrena de Jesus. Ele retrata Jesus primeiramente como o Salvador divino que adentrou a história humana (Lucas 2:11, 4:16-30). Ele mostra que o Filho de Deus encarnado sofreu e foi exaltado para que os seres humanos fossem trazidos à Deus. AS ESCRITURAS DE JOÃO João escreve mais claramente sobre a doutrina de encarnação do que qualquer outro. No evangelho de João , nós aprendemos que Jesus não era só o Deus-homem, mas também o Verbo através do qual foi feito o mundo (João 1:1-18). Jesus e Deus Pai são um (João 10:29-30; 14:8-11; 1 João 2:23). Ele veio para revelar Deus ao seu povo (João 1:4-5, 14, 18). No entanto, João tem a apresentação mais balanceada sobre a Encarnação. Ele se "se fez carne" (João 1:14) para instruir seu povo (João 1:5,9) e gerar "vida eterna" no meio deles (João 3:14-18, 1 João 1-3; 4:9).
AS EPíSTOLAS DE PAULO
Nós vemos que todos os escritores do Novo Testamento tem um trabalho diferente a cumprir; Marcos - apresenta a pessoa de Jesus; Lucas - apresenta Jesus o Redentor ; e João - apresenta Jesus como Deus em carne. O apóstolo Paulo enfatiza que a encarnação foi um processo - o caminho de Jesus para o sofrimento e redenção. Em Gálatas 4:4-5, a encarnação ("nascido de mulher") veio na "plenitude dos tempos", para "resgatar os que estavam debaixo da lei". Em Filipenses 2:6-11, a encarnação é descrita como um processo em três partes: Jesus começa "na forma de Deus", é humilhado e obedece. O objetivo da encarnação era a Cruz, e seu resultado foi a exaltação de Cristo. A vida humana de Jesus foi um esvaziamento - ele não tomou posse de sua divindade, mas se esvaziou de si próprio.
HEBREUS
A carta aos Hebreus fala muito sobre a encarnação. Hebreus enfatiza a relação entre a encarnação e a necessidade dos seres humanos de ter um Salvador. O propósito da carta de Hebreus é mostrar que Jesus é maior que os sacrifícios do Velho Testamento e ao mesmo tempo enfatizar sua obra de salvação. A encarnação foi o caminho de Cristo para a expiação final e vitória sobre o pecado (Hebreus 7:28; 9:26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário