domingo, 15 de abril de 2012

FILÍSTIA, FILISTEUS


A Filístia era um pequeno país no sudoeste da Palestina. Ela se localizava na costa do Mar Mediterrâneo. Os filisteus eram pessoas que viviam nesta área antigamente. A bíblia fala dos filisteus muitas vezes porque eles viviam muito perto dos israelitas. Havia guerra entre os israelitas e os filisteus freqüentemente por causa de terra. Em alguns casos, Deus usou os filisteus para conquistar os israelitas como punição pela desobediência de Israel a Deus e por causa de adoração a ídolos.
OS FILISTEUS E ISRAEL
A primeira vez que os filisteus são mencionados na bíblia é em Gênesis 10:14, aonde é dito que os filisteus eram descendentes dos casluins (1Crônicas 1:12). Tanto Abraão como Isaque tiveram contato com os filisteus em Gerar em incidentes paralelos envolvendo suas esposas (Gênesis 20:2; 26). Nessas histórias, no entanto, os filisteus não estão na costa e sim em Gerar (Gênesis 26:33). Nas duas referências, o rei de Gerar tem o nome de Abimeleque, que era um nome comum em Israel. Depois que os israelitas conquistaram Canaã, os filisteus começaram a exercitar a superioridade sobre os eles. Eles eram um povo agressivo que gostava de guerra, e eles tinham armas melhores. Eles usavam o ferro, e eles controlavam completamente a manufatura do ferro naquela área. O seu controle sobre Israel os permitiu proibir os israelitas de fazerem armas de ferro. Isso forçou os israelitas a irem a Filistéia até mesmo quando eles precisavam afiar ferramentas (1 Samuel 13:19-22). Os israelitas eram tão mau armados que só Saul e Jonatás é que tinham uma espada ou uma lança (1 Samuel 13:22). Arqueólogos acharam instalações para fazer ferramentas de ferro em Asdod, Tell Qasile, Tell Jemmeh e Tel Mor.
Quando os israelitas começaram a adorar ídolos, Deus usou os filisteus para punir o seu povo escolhido. Sangar libertou Israel matando seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois (Juízes 3:31). As histórias sobre Sansão, mostram que ele teve muitos encontros com os filisteus (Juízes 13:1-16). Essa história também demonstra que havia casamentos entre israelitas e filisteus,o que era contra a lei de Deus para os israelitas no Velho Testamento.
As guerras entre Israel e os filisteus pode ser achada em 1 Samuel. Os filisteus ganharam esse rounde e capturaram a arca da aliança (1 Samuel 4:17), que foi retornado depois de sete meses porque Deus mandou pragas em cima deles (1 Samuel 5:1-6:21). Mais adiante quando Samuel se tornou o líder de Israel, os filisteus começaram um ataque em Mizpá, mas Deus deu a vitória a Israel. Nesta ocasião, Samuel colocou uma pedra memorial e a chamou de Ebenézer, que significa "Até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Samuel 7:12). Os filisteus não invadiram Israel de novo durante a vida de Samuel, e Israel pegou de volta cidades que tinham sido tomadas pelos filisteus (1 Samuel 7:14). A maior atividade dos filisteus em território israelita veio durante o reino do Rei Saul, o primeiro rei de Israel. Mais de oitenta referências aos filisteus são relacionadas a aquele período. Os filisteus estabeleceram postos avançados ou fortes em várias partes de Israel (1 Samuel 10:5; 1 Samuel 13:3). Jônatas derrotou os filisteus em Geba (1 Samuel 13:3). Essa vitória ajudou os israelitas a vencerem os filisteus em batalhas posteriores (Gênesis 14:1-5).
Outro confronto entre os filisteus e Israel aconteceu no Vale do Carvalho, aonde os filisteus desafiaram Israel a encontrar um adversário que fosse a altura de seu campeão, Golias, num combate de um a um (1 Samuel 17:1-11). O jovem pastor Davi, matou Golias com a ajuda de Deus. Davi se tornou um herói nacional, mas Saul ficou com inveja e Davi se tornou um homem procurado. Enquanto ele evitava o exército de Saul, os homens de Davi resgataram a cidade de Queila dos filisteus (1 Samuel 23:1-5). Eventualmente, Daví pediu ajuda de Áquis, que era o rei de Gate, que deu a cidade de Ziclague a Daví que usou ali como sua base enquanto ele fazia ataques a Neguebe (1 Samuel 27).
Quando os filisteus estavam se preparando para a guerra contra Israel, Áquis pediu a Daví que se juntasse às forças filistéias e Daví concordou. Os senhores dos filisteus votaram a favor dessa decisão por que eles tinham medo que Davi se virasse contra eles (1 Samuel 28-29). Nessa batalha, Saul e seus filhos foram mortos no monte Gilboa pelos filisteus (1 Samuel 31:1-7). Os filisteus cortaram a cabeça de Saul, colocaram a sua armadura no templo de Astarote em Bete-sã e penduraram o seu corpo na parede daquela cidade (1 Samuel 31:8-11).
Quando os filisteus viram que Davi tinha se tornado rei, eles tentaram destruí-lo. Davi os venceu de Geba a Gezer (2 Samuel 5:17-25). Ele quebrou completamente o poder dos filisteus, e apesar de eles tentarem fazer uma guerra contra Israel, eles não tiveram sucesso (2 Samuel 21:15-21).
Não há muita referências dos filisteus nos livros proféticos, apesar de haver um capítulo pequeno no livro de Jeremias sobre eles (Jeremias 47:2). Os filisteus se misturaram gradualmente à cultura cananita e desapareceram das páginas da bíblia e da história também. No entanto, o nome Palestina, é uma lembrança de sua presença na terra antigamente.

Um comentário: