domingo, 15 de abril de 2012

FARISEUS E SADUCEUS

FARISEUS E SADUCEUS
Os fariseus e os saduceus eram dois grupos religiosos que foram mencionados no Novo Testamento. Ele conheceram Jesus e as vezes tentavam enganá-lo fazendo perguntas difíceis.
Muitas pessoas hoje em dia que estudam a bíblia ainda não sabem tudo sobre os fariseus e os saduceus. Ninguém tem certeza de quando esses grupos começaram. Estudiosos não sabem bem ao certo tudo no que os fariseus e os saduceus criam. Apesar de ser impossível saber tudo sobre eles, quando nós olhamos o que a bíblia nos conta, nós podemos ter um melhor entendimento desses dois grupos e as principais diferenças entre eles.
OS FARISEUS
Os fariseus foram um grupo de líderes religiosos que viveram na Palestina durante o tempo da vida de Jesus e o começo da igreja cristã.
OS FARISEUS NO NOVO TESTAMENTO
Os fariseus são descritos nos evangelhos constantemente como os antagonistas de Jesus. Os fariseus representavam o que a maioria dos judeus acreditava no século um. Eles também não eram pessoas muito morais. Por causo disto, a maioria dos dicionários bíblicos descrevem os fariseus como pessoas gananciosas e hipócritas que só estavam interessados em cumprir os detalhes literais das leis de Deus. Da mesma maneira, muitos cristãos acreditam que o comportamento dos fariseus é uma representação do comportamento de todas as pessoas que seguem o judaísmo.
Há vários problemas com essa percepção comum dos fariseus. Em primeiro lugar, os evangelhos em si não descrevem os fariseus desta maneira. Em segundo lugar há outras escritas judaicas, como a Mishna e o Talmud, que são positivas e louváveis. Em terceiro lugar, ficou claro para os estudiosos, especialmente depois da descoberta dos rolos no Mar Morto, que antes de 70 A.C., os fariseus eram somente um grupo pequeno na sociedade, que era muito heterogenia. Independente de sua popularidade, nós não devemos pensar neles como uma boa representação do judaísmo em geral.
OS SADUCEUS
Assim como os fariseus, os saduceus eram um grupo judeu que é mencionado muitas vezes no Novo Testamento, mas não no Velho Testamento.
OS SADUCEUS NO NOVO TESTAMENTO
Uma grande diferença entre os fariseus e os saduceus começa a aparecer em Mateus 22:23-33 (compare Marcos 12:18-27 e Lucas 20:27-38). Os saduceus, que queriam envergonhar Jesus com suas perguntas, fizeram uma pergunta a Jesus que mostrava a sua dúvida a respeito da ressurreição dos mortos. Os saduceus são descritos neste contexto como pessoas que disseram que não existia ressurreição após a morte. Eles perguntaram a Jesus sobre uma mulher que tinha se casado com sete sucessivamente. "Esposa de quem ela vai ser na ressurreição?" eles perguntaram. Perguntando isso, os saduceus estavam sugerindo que a ressurreição não poderia ser verdade. Jesus respondeu essa pergunta falando que sua visão errada era causada por serem ignorantes a cerca das escrituras e do poder de Deus.
Quando lemos o Novo Testamento, nós temos uma boa idéia sobre as principais crenças dos saduceus, sua posição em Jerusalém e as diferenças entre eles e os fariseus. Josefus, o historiador judeu, escreveu que os saduceus, diferentemente dos fariseus, não acreditavam no poder soberano de Deus. Ao invés disso, eles acreditavam que tudo que acontecia com as pessoas era o resultado do bem e do mal que faziam. Os saduceus disseram, "A alma morre com o corpo".
A outra fonte principal de conhecimento sobre os saduceus é o Mishna, que é a coleção de ensinamentos dos rabinos. O saduceus opunham a muitos regulamentos detalhados que os fariseus queriam que as pessoas seguissem. O Mishna também mostra que os saduceus tinham uma tendência maior a se comprometer com o jeito dos gentios que os grupos religiosos judaicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário