quinta-feira, 19 de abril de 2012

SAMARIA



Samaria era a capital do reino do norte de Israel. Ela foi sempre identificada pelo monte onde fica o vilarejo de Sebastie.

O monte foi comprado de Semer, o povo que ali vivia, pelo rei Onri. O Rei Onri construiu a sua nova capital ali (1 Reis 16:24). O monte se tornou o centro do reino do norte e tinha prestígio por causa da família do Rei Onri. No entanto, também estava aberto a ataques. Ben-Hadade, o rei da Síria, fez uma aliança com 32 reis e atacou Samaria (1 Reis 20), mas os israelitas conseguiram tirá-los dali. Durante o reino do filho do Rei Ahab, Jorão, Ben-Hadade atacou novamente (2 Reis 6:24-7:20) e quase conquistou a cidade com um assédio que durou muito tempo.

Depois de uma série de guerras e os esforços do Rei Jeú para se livrar dos sacerdotes de Baal em Samaria (2 Reis 10:18-28), a cidade começou a adorar novamente ao Deus verdadeiro durante o reinado dos descendentes de Jeú. No entanto, as pessoas que adoravam o falso deus Asherah ainda viviam em algumas partes de Samaria debaixo da liderança de Jeoás (2 Reis 13:6). Nessa época, a Síria continuou atacando a cidade "e os tinha feito como pó" (2 Reis 13:7).

Durante o século 8 A.C., a balança de poder mudou a favor de Israel (2 Reis 13:14-25), e debaixo do reinado do Rei Jeroboão II, Samaria desfrutou de uma grande prosperidade (2 Reis 14:23-28; Amós 3:10, 15; 4:1 e 6:1, 4-6). No entanto, no final do século 8 A.C., brigas internas em Israel permitiu que o reino ficasse vulnerável aos ataques assírios (2 Reis 15). Samaria foi finalmente conquistada pelo Rei Salmaneser (2 Reis 18:9-12). Durante as décadas seguintes, exilados de outros países eram mandados para Samaria pelos Assírios.

Durante o reinado dos persas dos séculos 6 ao 4 A.C., Samaria era o centro de um distrito administrativo governado por uma dinastia de governadores que incluía membros da família Sambalate (Neemias 2:10). O povo que vivia em Samaria durante esse período eram chamados de samaritanos. Apesar de eles se considerarem parte de Israel, eles eram rejeitados pelo povo de Judá (Esdras 4:1-3). No entanto quando os judeus de Elephantine queriam reconstruir o templo no Egito, eles pediram a ajuda dos samaritanos. O historiador Josefos, escreveu que quando Alexandre o Grande veio a Levant em 331 A.C., os samaritanos caíram nas suas boas graças (Antiquities 11.8.4). Mais tarde, no entanto, eles se rebelram contra ele e assassinaram o seu governador. Os líderes samaritanos nessa época se refugiaram na caverna de Wadi Dalieh, onde eles ficaram presos com seus documentos pessoais escritos em papiro. Esses líderes eventualmente sufocaram na caverna. Samaria foi tomada em 108-107 A.C. por John Hyrcanus, que destruiu a cidade. Ela foi reconstruída por Pompeu e mais tarde restaurada por Gabinius. O Rei Herodes mudou o nome da cidade para Sebaste em homenagem a César Augusto e construiu um templo enorme à César ali. Durante a primeira guerra Judaica, o povo de Sebaste foi conquistado e escravizado pelos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário