quinta-feira, 19 de abril de 2012

REINO DE DEUS, REINO DOS CÉUS



Apesar de o reino de Deus não aparecer em nenhum mapa, é um lugar real. É um lugar aonde a vontade de Deus é realizada inteiramente. É perfeito e com muita paz. A primeira vez que Deus trouxe o seu reino a luz foi quando ele veio a terra como homem. Ele curou os doentes e ressuscitou os mortos. Nós veremos e entenderemos o reino por completo quando Jesus vier novamente glorioso. Jesus reinará num reino que durará para sempre. Ele destruirá Satanás e o seu reinado para sempre.

ENTENDENDO O REINO
De acordo com o testemunho dos primeiros três evangelhos, a proclamação do reino de Deus era a mensagem principal de Jesus. Mateus resume o ministério de Jesus na Galiléia quando ele diz: "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo" (Mateus 4:23). O Sermão da Montanha fala sobre a justificação que qualifica a pessoa a entrar no reino de Deus (5:20). A coleção de parábolas em Mateus 13 e Marcos 4 ilustram o mistério do reino de Deus (Mateus 13:11; Marcos 4:11). A ceia do Senhor pede pelo estabelecimento do reino de Deus (Mateus 26:29; Marcos 14:25).

O Novo Testamento fala de duas formas diferentes da expressão: "o reino de Deus" e "o reino dos céus". Vemos isso mais adiante só no evangelho de Mateus, mas Mateus também fala do reino de Deus quatro vezes (Mateus 12:28; 19:24; 21:31; 43). O reino dos céus seria significativo para os judeus mas não para os gregos. Os judeus, por reverência a Deus, evitavam pronunciar o nome divino. (veja Lucas 15:18). A chave para entender o reino de Deus é entender a afirmação original sobre ele. O significado básico da palavra grega basiléia, juntamente com a palavra hebraica malkut, significa reinar, reino e domínio. Nós achamos freqüentemente no Velho Testamento a expressão "no ano do reino de ..." que significa no ano do reinado de um certo rei (1 Crônicas 26:31; 2 Crônicas 3:2; 15:10; Esdras 7:1; 8:1; Ester 2:16; Jeremias 10:7; 52:31). Nós lemos que o reino de Salomão estava firmemente estabelecido (1 Reis 2:12) e entendemos que ele estabeleceu a sua autoridade para reinar. Para "transferir o reino de Saul...(para Davi)" (1 Crônicas 12:23) indica que a autoridade que havia sido dada a Saul foi dada a Davi. Como resultado de ter recebido autoridade legal, Davi se tornou rei. Quando a palavra malkut descreve Deus, quase sempre se refere a sua autoridade ou ao seu reinado como o Rei celestial. "Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens os teus feitos poderosos e a glória do esplendor do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações" (Salmos 145:11-13).
Além disso, um rei tem que reinar sobre um reinado específico. Isso também é chamado de malkut. "Assim o reino de Jeosafá ficou em paz; pois que o seu Deus lhe deu repouso ao redor" (2 Crônicas 20:30; veja Deuteronômio 9:1; 11:9; Ester 3:6; Jeremias 10:7). No

Quando Jesus disse "o meu reino não é deste mundo" (João 18:36), ele não queria dizer que o seu reinado não tinha nada com esse mundo. O seu reino, o seu domínio não vem de homens, mas de Deus. No entanto ele rejeita o uso de violência para que as coisas sejam feitas do seu jeito. Nós somos cidadãos do reino celestial com uma perspectiva eterna. Muitas pessoas se escravizam para conseguir o ideal mundano. Nós valorizamos o que é eterno - o reino de Deus. Aqueles que estão fora do reino valorizam o que tem existência temporária na terra. Nós temos que entender o significado central de basiléia para que possamos entender muitas coisas ditas nos evangelhos. "Venha o teu reino" (Mateus 6:10). A vontade de Deus tem que ser feita "na terra como nos céus". De acordo com Jesus, nós recebemos o reino de Deus como criança (Marcos 10:15). Temos que abrir nosso coração e as nossas vidas para o reinado de Deus como uma criança obediente. O Novo Testamento também fala sobre estar no reino ou entrar no reino (Mateus 8:11; Marcos 9:47; 10:23-25; Lucas 13:28). Primeiro precisamos entender "o reino de Deus" como sendo um reino ou um reinado divino.

Um comentário:

  1. Estava a algum tempo procurando algo assim , que me explicasse melhor sobre o Reino . Após conhecer a palavra "basileia" cheguei ao seu texto. Que o Senhor continue revelando -se ao amado pastor.

    ResponderExcluir