quinta-feira, 19 de abril de 2012

SÁBADO




VISÃO GERAL
A palavra ÒSábadoÓ vem da palavra hebraica que significa "cessar" ou "parar". O Sábado era um dia (da noite de sexta-feira até a noite de Sábado no tempo de Jesus) quando todo o trabalho comum parava. As Escrituras nos contam que Deus deu a seu povo o Sábado como uma oportunidade de servi-lo e como lembrança de duas grandes verdades na Bíblia: Criação e Redenção. O Sábado deveria ser um dia de descanso e adoração - um dia separado para restauração espiritual, mental e física.
Depois da ressurreição de Jesus, os fiéis cristãos começaram a adorar no Dia do Senhor, o primeiro dia da semana, o dia da ressurreição do Senhor (I Coríntios 16:1-2). Mas o modelo para o Dia do Senhor era o Sábado.

O SÁBADO NO VELHO TESTEAMENTO
A relação entre a Criação e o Sábado foi primeiramente expressa em Gênesis 2:2-3. Deus "terminou" sua obra da Criação depois de seis dias e então "abençoou" o sétimo dia e "o declarou santo". No quarto mandamento (Êxodo 20:8-11), a "bênção" e "separação" do sétimo dia depois da Criação formam a base de sua exigência para que os israelitas lembrem do sétimo dia como um dia de descanso sabático.

O DESCANSO DE DEUS
A idéia de Deus descansando de seu trabalho é um ponto de partida. Ela aparece ainda mais vívida em Êxodo 31:17, quando Deus conta a Moisés quão restaurado ele foi pelo seu dia de descanso. Essa imagem do Criador como um artífice é sempre descrita na Bíblia. Não há dúvida de que Deus fala sobre o Sábado dessa maneira para mostrar às pessoas que devem seguir o modelo que o Criador lhes estabeleceu. Um dia de descanso é necessário para indivíduos, famílias, serviçais e mesmo animais (20:10).
O estabelecimento do Sábado no relato bíblico da Criação dá a entender que esta é uma das regras do Velho Testamento que se aplica a todas as pessoas e não somente a Israel. Quando Deus incluiu a lei do Sábado nos Dez Mandamentos, enfatizou sua importância. Os Dez Mandamentos tinham uma posição especial na lei do Velho Testamento. Foi a única lei transmitida pela voz de Deus (Êxodo 20:1), escrita pelos seus dedos (31:18) e colocada na arca da aliança, que era uma parte muito importante dos cultos de adoração de Israel (25:16). O Novo Testamento também enfatiza o fato de que os Dez Mandamentos descrevem princípios importantes para todas as pessoas em todos os lugares em todos os tempos. Se o Domingo é ou não reconhecido como o Sábado cristão, os cristãos deveriam aceitar a importância do Sábado descrita na Bíblia. As instruções de Deus requerem que todas as pessoas observem uma parada semanal do trabalho.

A LEI DE DEUS
Significativamente, a segunda idéia por trás do ensino bíblico sobre o Sábado - a idéia de redenção - também está contida nos Dez Mandamentos. A lei de Deus sobre o Sábado, já descrita em Êxodo 20:8-11, reaparece em Deuteronômio 5: 12-15. Entretanto, nessa passagem, Deus dá ao povo uma razão diferente para guardar o Sábado: "porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado" (5:15).
As diferenças entre estes dois relatos do Sábado são importantes. O primeiro (Êxodo 20) é endereçado através de Israel para todas as pessoas como seres criados. O segundo (Deuteronômio 5) é dirigido a Israel como uma nação de pessoas redimidas por Deus. Por causa disso, o Sábado é o marco de Deus. Ele aponta não somente para a sua bondade para com todas as pessoas como seu Criador, mas também para sua graça para com seu povo escolhido como seu Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário