quinta-feira, 19 de abril de 2012

ROMA

ROMA

VISÃO GERAL
Roma era uma cidade na Itália fundada em 753 A.C.. Roma não é mencionada no Velho Testamento, no entanto foi muito importante para as histórias do Novo Testamento.

HISTÓRIA
A república romana foi estabelecida em 510 A.C.. Esse estabelecimento marcou o começo da expansão memorável para se tornar um império mundial. A população que estava espalhada nas montanhas e nos vales, se uniu e solucionou problemas políticos sem derramamento de sangue. O termo república não significa que Roma era um tipo de democracia, muito pelo contrário, as famílias mais antigas dominavam o senado e eles fizeram uma pequena aristocracia. Esse arranjo era muito útil para Roma naquela época. A pequena cidade logo saiu de sua área confinada e conquistou os Etruscos e dominaram as cidades gregas no sul. Os romanos, então, procuravam expandir o seu território ainda mais.

As muitas conquistas trouxeram muitas riquezas. Por causa da mudança geográfica, houve mudanças sociais na Itália. Durante o século 2 A.C., ricos proprietários de terra compraram as terras dos fazendeiros independentes, que tiveram então que se mudar para Roma sem terra e sem trabalho. Casas enormes superlotadas começaram a surgir e viraram curtiços. Ao lado dessa pobreza havia evidência da vasta riqueza das conquistas de Roma em terras estrangeiras. Surgiram prédios bonitos na capital.

A cidade de Roma era a capital do império e a casa do imperador, dos senadores, dos administradores, dos militares e dos sacerdotes. Augusto, o primeiro imperador, trouxe a paz a Roma depois de um século de guerra e restabeleceu a cidade e a adornou. Ele se gabava dizendo que encontrou Roma construída de tijolos e a deixou construída de mármore. Seu esforço em restaurar a antiga religião de Roma levou a construção de muitos templos.

OS CRISTÃOS EM ROMA
Paulo foi escoltado até Roma em março de 59 D.C. Ele viu que a igreja cristã já havia sido estabelecida ali. De fato ele já havia se comunicado com os cristãos na sua carta aos romanos em 57 D.C.. Havia uma grande colônia judaica em Roma no século um D.C. Essas pessoas eram descendentes de um grande número de escravos judeus trazidos a cidade por Pompeu, depois da captura de Jerusalém em 63 D.C.. O imperador Claudius expulsou os judeus de Roma em 49 D.C., possivelmente quando Jesus foi proclamado o Messias na sinagoga. Não se sabe quem eram os pregadores, mas eles eram provavelmente viajantes e comerciantes cristãos. A carta de Paulo aos romanos era uma explicação da obra de Cristo para com as igrejas gentio que vieram a existência independentemente dele. O seu primeiro contato com o povo de Roma, que nós temos conhecimento, foi quando ele conheceu Priscila e Áquila em Corinto (Atos 18:2). Esse casal foi expulso de Roma nos tempos de Caludius. No seu fechamento, Paulo menciona um circulo considerável de cristãos em Roma (Romanos 16).
Durante o período em que estava em cativeiro, Paulo era prisioneiro de autoridades romanas, mas ele conseguiu conhecer o líder local dos judeus, contar suas experiências e explicar o evangelho pessoalmente a eles (Atos 28:16-31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário