sexta-feira, 20 de abril de 2012

DEUS PROVA OS SEUS FILHOS


Deuteronômio 13.1-18
    Quando um rapaz mal intencionado deseja transar com um moça que o ama, muitas vezes ele diz para ela: "Prove que me ama... faça amor comigo!"
     É um dos golpes mais velhos, no entanto, ainda tem muita gente caindo nele. O problema é que fazer a coisa errada não é prova de amor... é prova de BURRICE!
     Diferentemente, o nosso Deus pede que provemos o nosso amor para com Ele fazendo a coisa certa.
     A grande lição de Deuteronômio 13 é esta:
DEUS PROVA SEUS FILHOS
PARA SABER SE O AMAM!

    Encontramos aqui três provas: 
1. A PROVA DO "FALSO PROFETA" – vs 1 a 5      “Se aparecer no meio de vocês um profeta ou alguém que explique sonhos, dizendo que vai acontecer um milagre ou outra coisa espantosa, e, se acontecer aquilo que ele disse, então ele vai procurar levá-los a adorar e servir deuses que vocês não conheciam. Mas não dêem atenção a esse profeta ou a essa pessoa que explica sonhos. Pois é assim que o Senhor, o nosso Deus, vai pôr vocês à prova, para ver se de fato o amam com todo o coração e com toda a alma. Sigam as leis do Senhor, o nosso Deus; temam a Deus, e obedeçam aos seus mandamentos e dêem atenção a tudo o que ele diz. Adorem somente a Deus e fiquem ligados com ele. E o profeta ou o explicador de sonhos que procurou levá-los a se revoltarem contra Deus será morto. Pois ele procurou desviá-los do caminho indicado pelo Senhor, o Deus que livrou vocês do Egito, onde eram escravos. Matem esse falso profeta e assim tirarão o mal do meio do povo”.
    Você consegue imaginar como essa prova é difícil? Não?
    Então imagine uma pessoa, que numa fase difícil de sua vida, vem a conhecer um líder religioso que lhe diz que todos os seus problemas serão resolvidos assim e assado. E... pimba! Exatamente do jeito que foi anunciado acontece, tirando tal pessoa e sua família do sofrimento.
    Conseguirá tal pessoa escapar da influência deste homem? Qual a chance de algum dia se voltar contra ele? Poderia lhe passar pela cabeça ser ele um falso profeta? Muito difícil, não?
    Pode ser que você esteja nesse exato momento agradecendo a Deus pela seriedade dos seus líderes religiosos e da sua igreja, mas será que você pode ficar tão tranqüilo assim? Se você é filho de Deus, então será provado também. Deus quer saber se você o ama de todo coração e de toda a alma, se você o ama mais do que ama seus líderes e sua igreja.
    Você ama a Deus a ponto de fazer uma avaliação crítica dos ensinos da sua igreja? Conheço gente que não suporta a menor crítica aos seus líderes ou à sua igreja... e olha que tem líder religioso por aí que se encaixa perfeitamente naquela descrição bíblica: “São cegos guiando cegos... Estão enganados e enganando a outros”
    Seja sincero comigo! Você avalia uma doutrina pregada em sua igreja com a mesma consciência crítica que avalia uma doutrina de outra igreja? Tudo que ensinam em sua igreja você aceita com mais facilidade? 
    Há no Brasil de hoje igrejas que a si mesmas se autodenominam evangélicas, mas, não o são. São igrejas hereges, com práticas e ensinos antibíblicos, não temem a Deus, são corruptas, gananciosas e, na ânsia de serem diferentes e de manterem seus fiéis ocupados, constantemente introduzem novidades teológicas na mente e no coração dos seus seguidores.
    Mas, o pior dessa história é que os membros até desconfiam que alguma coisa está errada, mas tranqüilizam a si mesmos pensando: “Tudo bem. Minha igreja tem problemas, eu admito. Mas qual não tem? Além disso, olha quantos milagres acontecem em nosso meio. Se essa igreja não fosse de Deus esses milagres não aconteceriam”. 
    Toda igreja tem problemas, é verdade, mas os problemas existem para serem resolvidos e não para serem usados como desculpas para a minha consciência. Além disso, sinais e milagres não são uma espécie de certificado ISO 9000. 
    Cuidado, meu irmão, você provavelmente está sendo provado e ainda nem se deu conta disso. Fuja dos líderes que o afastam dos verdadeiros ensinos da Palavra de Deus.
    A verdade não está nas mãos do padre, nem do pastor. Não está nas mãos do bispo, nem do Papa. Não está nas mãos do milagreiro, nem do profeta. Não está nas mãos de uma igreja, nem de uma religião.
    A verdade está na Palavra de Deus, a Bíblia. E a Bíblia não é tão difícil de compreender, como alguns querem que você pense. A Bíblia é maravilhosa, pois “a Bíblia explica a própria Bíblia”. Se algum líder religioso tentar afastá-lo da verdade bíblica, você deve “matá-lo”, isto é, acabar com a influência que ele exerce sobre você, não importa quem seja, nem o que ele fez de bom para você e sua família.

2. A PROVA SENTIMENTAL – vs 6 a 11      “Talvez chegue perto de você o seu irmão, ou o seu filho, ou a sua filha, ou a sua amada esposa, ou o seu melhor amigo, procurando em segredo levá-lo a adorar outros deuses que nem você nem os seus antepassados adoravam. Essa pessoa pode procurar levá-lo a adorar os deuses dos povos vizinhos ou de povos que vivem longe, em lugares distantes. Não deixe que essa pessoa o convença, nem escute o que ela disser. Não tenha dó nem piedade dela e não procure protegê-la. Mate essa pessoa a pedradas; atire a primeira pedra, e, depois, que todos os outros atirem pedras também. Assim vocês matarão essa pessoa, pois procurou fazer vocês abandonarem o Senhor, o nosso Deus, que os livrou do Egito, onde eram escravos. Todo o povo de Israel ficará sabendo do que aconteceu; todos ficarão com medo, e ninguém vai querer fazer uma coisa tão má como essa no meio do povo”.
    Eu não conseguiria dizer qual destas provas é a mais difícil? Você consegue?
    O amor levará mais pessoas para o inferno do que o ódio, pois, em nome do amor à família, ao cônjuge e aos amigos, muitos estão negligenciado os verdadeiros ensinos da Palavra de Deus, colocando-se em posição de rebeldia contra o Criador.
    Muitos já abandonaram os caminhos de Deus porque a esposa, os filhos ou os amigos o convenceram a fazer isso!
    Muitos reconhecem que suas igrejas ou religiões estão se afastando cada vez do verdadeiro caminho que a Bíblia ensina, mas permanecem fiéis ao erro, pois “... esta é a religião dos meus pais e eu não vou abandoná-la”.
    Você ama a Deus mais do que ama seus familiares e amigos?
    Se uma pessoa que você ama tentar afastá-lo dos verdadeiros ensinos da Palavra de Deus, você teria coragem de atirar a primeira pedra? Estaria disposto a “matá-lo” sem dó nem piedade?
    Jesus sintetizou essa idéia com as seguintes palavras:      “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”.  Mt 10.37
    A verdade não está nas mãos do pai, nem da mãe. Não está nas mãos do irmão, nem da irmã. Não está nas mãos do filho, nem da filha. Não está nas mãos da esposa amada, nem do esposo. Não está nas mãos do amigo.
    A verdade está na Palavra de Deus, a Bíblia. 
    Se algum amigo ou pessoa que você ama tentar afastá-lo da verdade bíblica, você deve “matá-lo”, isto é, acabar com a influência que ele exerce sobre você, não importa quem seja, nem o que essa pessoa significa para você.

3. A PROVA DO SINCRETISMO RELIGIOSO – vs 12 a 18      “Quando vocês estiverem morando nas cidades da terra que o Senhor, o nosso Deus, vai lhes dar, talvez vocês ouçam dizer que em certa cidade alguns homens perversos levaram os moradores a adorar deuses que vocês nunca adoraram. Aí vocês devem examinar o caso com todo o cuidado. Se ficar provado que de fato foi cometido um pecado tão grave no meio do povo de Israel, então vocês deverão matar à espada todos os moradores daquela cidade... Deus terá compaixão de vocês e, como jurou aos nossos antepassados, fará que vocês aumentem em número”.
    Esta prova não é menos difícil que as anteriores e nela muitos são reprovados.

    Naquela época a nação de Israel era organizada em 12 tribos. Quando uma cidade era atacada pelos povos vizinhos, as tribos se uniam para defendê-la. Desta forma eles conseguiam manter suas fronteiras.
    Hoje, o povo de Deus também é organizado em "tribos" (igrejas e denominações).
    Quantas coisas nós fazemos somente porque as pessoas ao nosso redor também as estão fazendo? Compramos, vendemos, alugamos, emprestamos, mentimos e até mesmo roubamos, se preciso, tão somente para nos ajustarmos ao nosso grupo social.
    Ninguém quer ser diferente.   
    Ninguém quer ser um E.T..
    Queremos nos integrar, queremos fazer parte.
    Aproveitando-se disso, homens perversos nos rodeiam o dia inteiro, tentando nos fazer ir contra nossas crenças e convicções e, muitas vezes, eles obtêm êxito. 
    Você estaria disposto a romper seus laços com seu grupo social, em nome da sua fé e fidelidade a Deus?  Saiba que a verdade não está nas mãos de uma minoria, nem da maioria. Não está nas mãos de um líder social, nem mesmo de um grupo social. 
    A verdade está na Palavra de Deus, a Bíblia. 
    Se algum grupo social tentar afastá-lo da verdade bíblica, você deve “matá-lo”, isto é, acabar com a influência que ele exerce sobre você, não importa quem seja, nem o que ele fez de bom ou significa para você.

Conclusão:
    Não importa quem quer que seja: Não permita que nada, nem ninguém, o afastem da verdade bíblica. Você será provado e, ser for aprovado, verá Deus multiplicando bênçãos em sua vida. Somente através de um apego radical à Palavra de Deus poderemos nos salvar e salvar outras pessoas, inclusive nossos parentes e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário