terça-feira, 16 de agosto de 2011

ACESSO

 LEITURA BíBLICA: Hebreus 10:19-25
VERSíCULO CHAVE: Tendo pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura. (Hebreus 10:19-22)
OBTEMOS ACESSO IMEDIATO A DEUS ATRAVÉS DE JESUS
Temos privilégios importantes em nossa nova vida em Jesus. (1) temos acesso pessoal a Deus através de Jesus e dele podemos nos aproximar sem esquemas complicados 910;220; (2) podemos crescer na fé, transpondo dúvidas e perguntas, e aprofundar nossa comunhão com Deus (10:23); (3) podemos encorajar-nos uns aos outros (10:24); (4) podemos adorar juntos (10:25).
COMO FOI QUE JESUS NOS DEU ACESSO A DEUS?
LEITURA BíBLICA: Levítico 16:1-10
VERSíCULO CHAVE: Então disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório (Levítico 16:2).
JESUS SUBSTITUIU AS COMPLICADAS CERIMÔNIAS E RITUAIS DO PASSADO Arão perdia horas se preparando para encontrar Deus. Mas nós podemos dele nos aproximar a qualquer momento (Hebreus 4:16). Que privilégio! A nós é dado acesso mais fácil que aos sacerdotes do Antigo Testamento. Mesmo assim, não podemos nos esquecer que Deus é santo, nem permitir que nosso privilégio se transforme em descuido. O caminho para Deus foi aberto por Jesus. Ter, porém, fácil acesso a Deus não quer dizer que não devamos preparar nosso coração para nos aproximarmos em oração.
LEITURA BíBLICA: Hebreus 10:1-8 VERSíCULO CHAVE: Depois de dizer, como acima:Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (cousas que se oferecem segundo a lei), então acrescentou: Eis aqui estou, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo (Hebreus 10:8-9).
OS SACRIFíCIOS DE OUTRORA ERAM TEMPORÁRIOS, ODE CRISTO É PERMANENTE
Quando as pessoas se juntavam para oferecer sacrifícios no Dia da Expiação, relembravam seus pecados e sentiam, novamente, culpa. O sacrifício de animais não removia o pecado, ofereciam somente uma forma temporária de tratar o pecado. O que precisavam, de fato, era o perdão - um perdão permanente, poderoso, e destruidor do pecado, que temos em Cristo. Tendo confessado nosso pecado a ele, nunca mais precisamos lembrá-lo. Ele o perdoou, não existe mais. Como é que, então, o povo do Antigo Testamento tinha seus pecados perdoados? Obedeciam as leis de Deus, e ele, graciosamente, os perdoava quando, pela fé, ofereciam seus sacrifícios. Mas estas práticas eram uma antevisão do sacrifício perfeito de Cristo. Cancelar um sistema em benefício de outro muito melhor significou eliminar o sistema de sacrifícios contido na lei cerimonial. Não significou eliminar a lei moral de Deus (os Dez Mandamentos). A lei cerimonial preparou o povo para a vinda de Cristo. Com a morte e ressurreição de Cristo ela não era mais necessária. Através de Cristo cumprimos a lei moral _a medida que o deixamos viver em nós.
O caminho de Cristo é superior ao do Antigo Testamento porque o antigo só mostrava o que ele poderia fazer. O trabalho dos sacerdotes era sem fim porque sempre tinham que se levantar e oferecer sacrifícios. O sacrifício de Cristo, morrendo em nosso lugar, acabou, de forma que ele está, agora, sentado. Os sacerdotes repetiam, constantemente, os sacrifícios; Cristo sacrificou de uma vez por todas. O sistema sacrificial não podia remover completamente o pecado; o de Cristo nos purificou eficazmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário