quinta-feira, 19 de abril de 2012

FRANCISCO DE ASSIS



(1182–1226)
Pregador católico e místico que fundou as comunidades monásticas para homens e mulheres devotados à pobreza e ao serviço aos pobres
PREPARAÇÃO
Francisco era filho de Pietro Bernadone e Giovanna (de Pica), nascido em Assis (norte da Itália). Trabalhou com seu pai, um rico comerciante de tecidos, até os vinte anos quando as aventuras militares roubaram sua atenção. Feito prisioneiro por muitos meses depois de uma disputa na fronteira, refletiu em sua vida. Por volta de 1204, no entanto, Francisco se desencantou com sua juventude imprudente e valores materialistas. Começou a travar uma luta interna em oração e meditação.
Essa nova sensibilidade espiritual o preparou para dois acontecimentos que marcaram sua vida profundamente. O primeiro foi uma peregrinação a Roma, onde se ajoelhou ao lado de um leproso para dar-lhe esmolas e beijar suas feridas. O segundo foi a revelação que recebeu nas ruínas de uma pequena igreja em São Damião, nos arredores de Assis. Ali, uma voz vinda de um crucifixo, mandava que ele restaurasse a igreja. Convencido de que Francisco estava louco, seu pai, enfurecido, o denunciou e Francisco começou sua vida como poverello, o pobretão.
A ORDEM FRANCISCANA
São Francisco não pretendia fundar uma ordem religiosa, nem anteviu discípulos. Um grupo diverso de homens e mulheres, entretanto, o procurou. Entre eles estavam Bernardo de Quintravale, um rico comerciante; Sylvester, um clérigo; Giles de Assis, um camponês devoto; e Juniper, um místico levemente perturbado. Eles foram os primeiros membros dos Frades Menores (ou Franciscanos). Além disso, São Francisco ajudou Clare, de dezesseis anos, filha de uma família rica a se tornar a primeira de uma ordem de irmãs mendicantes. No seu Cântico do Irmão Sol, São Francisco e seus primeiros discípulos expressaram musicalmente sua fé e comunhão com Deus através da natureza. Depois de uma outra visão, na igreja de Porciúncula em 1208, os Franciscanos começaram sua missão de pregar o arrependimento, cantar, ajudar os camponeses em seu trabalho e a cuidar dos leprosos.
A menssgem do coração de São Francisco era a pobreza. Renunciar à pobreza era encontrar a verdadeira liberdade para servir a Deus e às pessoas necessitadas. A "primeira regra" estabelecida em 1221 afirmava: "Os frades não devem se apropriar de nada para si mesmos, nem uma casa, nem um lugar, nem algo mais ... eles pedem esmolas confiantemente".
São Francisco, fiel à igreja católica, escreveu que mesmo "se eles me perseguirem, eu me voltarei para eles para ajudar". O conselho Laterano (1215) procurou refrear o "entusiasmo excessivo" dos frades e reorganizar a irmandade sob regras monásticas existentes. A amizade de São Francisco com o poderoso cardeal Ugolino (mais tarde Papa Gregório IX) impediu que a ordem acabasse e ganhou deles o direito de continuar a esmolar. Visto que São Francisco tinha pouca habilidade administrativa, Ugolino dominava cada vez mais as políticas da ordem. São Francisco, por sua vez, se ocupava dos esforços missionários e da liderança espiritual.
Quando a liderança passou ao irmão Elias de Cortona em 1232, a ordem tomou muitas direções, desagradando a São Francisco. Novos frades queriam uma ênfase forte em educação, mas São Francisco sentiu que trairia a simplicidade do evangelho, criaria orgulho e criaria a manutenção de posses (tais como livros). Apesar dos pedidos de São Francisco, os frades por fim entraram na esfera política e na vida intelectual das universidades.
Com a direção da ordem fora de seu controle, São Francisco se afastou para uma vida semi-erética, quando recebeu os estigmas (feridas) de Cristo em seu corpo. Combinadas com o rigor da auto-negação, isso causou o enfraquecimento de sua saúde e depois de um longo período de doença, morreu em 1226. Foi canonizado dois anos depois.

Lateran council (1215) sought to curb the friarsÕ Òexcessive enthusiasmÓ and to reorganize the brotherhood under existing monastic rules. FrancisÕs friendship with the powerful cardinal Ugolino (later Pope Gregory IX) saved the order from dissolution and won them the right to subsist on begging. Since Francis lacked administrative skill, Ugolino increasingly dominated the orderÕs policies. Francis occupied himself, instead, with missionary endeavors and spiritual guidance.
When the leadership passed to brother Elias of Cortona in 1232, the order went in many directions, displeasing Francis. New friars wanted a stronger emphasis on education, but Francis felt this would betray the simplicity of the gospel, create pride, and foster the keeping of possessions (such as books). In spite of FrancisÕs pleadings, the friars eventually entered the political realm and the intellectual life of the universities.
With the direction of the order beyond his control, Francis retired to a semi-eremetic life, at which time he received the stigmata (wounds of Christ) on his body. Combined with the rigors of self-denial, this caused his health to weaken, and after extended illnesses he died in 1226. He was canonized two years later.

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