quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JERUSALÉM


INTRODUÇÃO

Jerusalém é uma cidade antiga na nação moderna de Israel. Ela é considerada sagrada por pessoas de muitas crenças, inclusive cristãos, judeus e muçulmanos. Conseqüentemente, a cidade é disputada a milhares de anos.
A HISTÓRIA CONQUISTA E PERíODO DE ASSENTAMENTO
Quando soube que Gideão havia feito um acordo com o exército judeu de Josué (Josué 9), Adoni-zedek, rei de Jerusalém, se juntou com os reis de Hebrom, Jarmuth, Lachish e Eglon e atacaram Gideão. Em resposta ao ataque, Josué dirigiu seu exército e não só venceu como também matou os cinco monarcas de Makkedah. Aparentemente a tribo de Judá tomou posse da cidade e a incendiou depois da vitória (Juizes 1:8). No entanto, os Jebuseus ficaram com o controle da cidade até a época de David.
A cidade também servia como uma espécie de fronteira separando as áreas herdadas pelas tribos de Judá e Benjamin.
O PRIMEIRO PERíODO DO TEMPLO

Salomão transformou Jerusalém em uma cidade muito importante. Uma de suas maiores realizações foi o primeiro templo. Levou sete anos para ser construído de abril/maio 966 (1 Reis 6:1) a outubro/novembro 959 (1 Reis 6:38).
A cidade foi completamente destruída pela Babilônia em 588BC. O fogo engoliu o templo e o palácio poderoso de Salomão; os muros da cidade foram destruídos. Os tesouros do templo foram levados e os residentes de Jerusalém expulsos.
O SEGUNDO PERíODO DO TEMPLO
Em 538 BC, após a queda da Babilônia, Ciro, rei da Pérsia, permitiu que alguns judeus retornassem a Jerusalém (2 Crônicas 36:22-23; Esdras 1:1-4; compare Isaias 44:28; 45:1). Um número pequeno de judeus retornou com Sheshbazzar, um príncipe de Judá (Esdras 1:8-11) e Zorababel (Esdras 2;2). Em 515 BC, abriram-se as portas de um novo templo, e novamente houve a Páscoa em Jerusalem (6:15-18).
Esdras veio a Jerusalém no sétimo ano de Ataxérxes (Esdras 7:7) provavelmente por volta do ano de 458 BC. Novamente, um pequeno número de judeus sentiu a necessidade de enfrentar a dura jornada de volta a Jerusalém.
Por volta de 445 BC, Neemias ouviu falar sobre as dificuldades enfrentadas pelos judeus que retornaram a Jerusalém (Neemias 1:3-4), ele largou seu trabalho de copeiro do rei e foi a Jerusalém. Com a sua liderança e exemplo, o povo reconstruiu os muros de da cidade em 52 dias (Neemias 1:3-4).
O PERíODO ROMANO
No ano de 40 AC, com a ajuda dos Parthians, os Antigonus atacaram e tomaram posse de Jerusalém forçando assim o seu governador, Herodes, a fugir durante a noite. Ele foi a Roma, aonde o senado Romano o fez "rei dos judeus" ( compare Mateus 2:1). Este foi o começo do abominável governo de Herodes, que reinou em Jerusalém por 33 anos.
Herodes transformou um forte velho da cidade numa estrutura muito maior e o chamou de Antonia em homenagem à Marco Antonio, governador Romano. Ele reconstruiu o templo em 20 BC, mas não ficou pronto até 64 AC , apenas seis anos antes de Titus destruí-lo (veja João 2:20). A história de Jerusalem continua até os dias de hoje, porém desde a época de Jesus sua história tem sido marcada com lutas constantes pelo seu controle. Nesta cidade, mais do que em qualquer outra, vemos os resultados de conflitos religiosos contínuos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário