quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JEREMIAS

JEREMIAS

Deus chamou uma pessoa comum para uma tarefa extraordinária. Jeremias é mais conhecido pelo seu papel de profeta. Ele avisou o reino do sul de Judá sobre o seu destino pendente. Ele amava o povo de Deus e odiava vê-los recusando a misericórdia de Deus. No entanto, o povo de Judá evitava Jeremias e maltratava o mensageiro de Deus. Eles não gostavam dele interferindo em suas vidas. Eles continuavam ignorando seus avisos até que a Babilônia finalmente os destruiu e os mantiveram cativos. Nós lembramos de Jeremias como o "profeta chorão" - alguém que sofria quando o povo de desobedecia a Deus.
Ao invés de ficar ressentido com a maneira que o povo de Judá o tratou, Jeremias lamentou o destino de Judá. Jeremias escreveu o livro de Jeremias e Lamentações no Velho Testamento.
OS ANTECEDENTES DE JEREMIAS
Ele era o profeta para Judá antes de sua queda em 586 BC. Jeremias nasceu no vilarejo de Anathoth. O nome de seu pai era Hilkiah, e ele pertencia à tribo de Benjamin. O seu chamado veio no décimo terceiro ano do Rei Josias (640-609 BC). Jeremias nasceu mais por volta do ano de 657 BC, durante o reinado do terrível rei Manassés. Nessa época o grande Asurbanipal, que havia sacudido o mundo quando saqueou a cidade antiga de Tebes em 663BC, comandava um império mundial de Assíria.
Deus informou a Jeremias que ele havia o consagrado e apontado antes mesmo dele nascer (Jeremias 1:4-5). A primeira reação de Jeremias foi se encolher com um sentimento de medo e insuficiência:"Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança!" (1:6). Deus não permitiria que Jeremias arrumasse um pretexto. Ele foi assegurado que lhe seria dado palavras para falar e orientação para seu caminho (1:7). Foi prometido a ele proteção (1:18) e livramento (1:8) apesar da oposição (1:19). Deus tocou sua boca como sinal de inspiração divina de suas palavras e deu um sinal com um galho de uma amendoeira significando que o Senhor esta observando. O terceiro sinal foi uma panela ao fogo que se inclinava para o norte, retratando a fonte e a fúria de um desastre iminente. Assim, o tom do ministério da vida de Jeremias seria: julgamento, desastre, perigo, derrota, morte iminente para a nação. Que trabalho! Nós podemos não ganhar um concurso de popularidade por tentar abrir os olhos das pessoas para as verdades de Deus. Porém, temos que permanecer fiéis apesar disso. Apesar de no geral a mensagem de Deus para o mundo ser amor e salvação, e não condenação, ele leva o pecado a sério - especialmente entre seu povo. Ao falarmos sobre as verdades de Deus, temos que tomar cuidado para não encobrir o pecado. Ás vezes temos que fazer o papel de Jeremias, independente da recepção não muito calorosa.
MINISTÉRIO PREMATURO
As mensagens que Jeremias deu nos primeiros cinco anos de ministério pode ter sido instrumento no grande avivamento de 622 BC. Durante o reinado do Rei Josias, Jeremias falou sem medo de perseguição que mais tarde viria a contecer no seu ministério.
Pouco tempo depois de Jeremias começar o seu ministério, muitos eventos aconteceram e mudaram o mundo. Ashurbanipal morreu, e o império Assírio entrou em declínio rapidamente. Nabopolassar começou seu reinado, que duraria vinte e um anos na Babilônia, liderando uma expansão que só terminaria quando seu filho Nabucodonosor, veio a conquistar o mundo que conhecemos. Conforme chegavam as notícias do mundo, Jeremias se virava mais em direção a Jerusalém. Nabopolassar sentia-se pronto para atacar o território da Assíria em 616 BC, mas ele foi cauteloso, pois Psamtik (Psammeti-chus) do Egito parecia pronto em ajudar a Assíria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário