terça-feira, 1 de maio de 2012

Bons e Maus Pastores


Ezequiel 34.2-4 ...São maus pastores que em vez de alimentar as ovelhas, cuidam apenas de si mesmos. ..comem a carne e usam a lã para fazer belas roupas, deixando o rebanho passar fome. Não cuidam  das ovelhas fracas, não curam as doentes e machucadas, não trazem de volta as ovelhas que se afastaram do rebanho, nem foram procurar as ovelhas perdidas...

Infelizmente é muito comum vermos nas Igrejas das mais diversas denominações, sejam evangélicas ou não, pastores que estão mais preocupados com a sua vida pessoal do que em ajudar ao próximo socorrer as ovelhas doentes, desgarradas, com fome, fracas, machucadas, etc.

Sim, por falta de pastores as ovelhas se espalham pelo campo ficam perdidas e são devoradas pelos animais ferozes.  1° Pe 5.8.

Um mau pastor não é somente egoísta, é também destrutivo, um ministro que torna as águas impuras para os outros causando temores desnecessários, ensinando falsas idéias e agindo pecaminosamente, é um empecilho para a nutrição espiritual de seu rebanho.


Os maus pastores: 

Os bons pastores: 

 

Cuidam de si próprios; 

 

 

Cuidam de seu rebanho;Reúnem e protegem as ovelhas; 

 

Preocupam-se com o seu bem-estar; 

 

 

Fortalecem os fracos e doentes, procuram os perdidos; 

 

Lideram com severidade e brutalidade; 

 

 

Lideram com amor e mansidão; 

 

Guardam o melhor para si. 

 

 

Dão o melhor de si para as ovelhas.

 

Pastores!  procurem as ovelhas perdidas de seu rebanho, tirem as ovelhas dos lugares em que elas foram espalhadas nos dias de nuvens e escuridão.

Reúnam as ovelhas que se acham espalhadas pelas nações do mundo e depois coloquem todas elas em sua própria terra novamente. Cuidem delas pessoalmente, dêem-lhes bons pastos, junto aos riachos mansos onde a terra é boa e produz bastante,  onde se deitarão tranqüilas e bem alimentadas.

Características de um bom Pastor:

1. Homem de caráter irrepreensível: Caráter, integridade moral, fidelidade nos compromissos financeiros; honestidade e lisura,  educação e bons modos,  ética;

2. Líder piedoso: Liderança exercida no poder do Espírito Santo e obtida com muita oração  e dedicação à Palavra de Deus;

3. Mestre da Palavra: Conhecedor profundo da Palavra de Deus, sempre aberto para rever suas convicções;

4. Homem não movido pela ganância, desapegado dos bens materiais; não interessado apenas nos dizimistas magnânimos ou ofertantes generosos; não esbanjador; moderado, de hábitos simples e contente com o que tem;

5. Servo do rebanho: Não dominador; nunca tirânico e autoritário; seu poder de persuasão reside na sua liderança, postura, atos.

Um comentário:

  1. Os maus pastores:
    Os bons pastores:

    Cuidam de si próprios;
    Cuidam de seu rebanho;
    Reúnem e protegem as ovelhas;

    Preocupam-se com o seu bem-estar;
    Fortalecem os fracos e doentes, procuram os perdidos;

    Lideram com severidade e brutalidade;
    Lideram com amor e mansidão;

    Guardam o melhor para si.
    Dão o melhor de si para as ovelhas.

    ResponderExcluir